A internet hoje está presente na rotina da maioria das pessoas em todos os lugares do mundo. Quem não se adapta aos recursos digitais, acaba sendo excluído da sociedade contemporânea. Quando se pensa em um perfil do usuário de internet e redes sociais, não se pode deixar levar pelos estereótipos.
A população idosa, por exemplo, cada vez mais tem incorporado hábitos online na rotina diária. Um levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas, mostra que atualmente 97% dos idosos brasileiros estão conectados à internet. Segundo pesquisa da Federação Brasileira de Bancos, intitulada “A Inclusão Digital dos Idosos”, 85% destas pessoas dizem usar a Internet todos os dias ou quase todos os dias, e 14% usam algumas vezes por semana.
O interesse dos idosos em estarem conectados com as novidades do mundo digital tem aumentado ano a ano. O Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação aponta que o número de acessos dos usuários acima de 60 anos na Internet cresceu de 34%, em 2019, para 54% em 2021.
De acordo com a pesquisa da Febraban, 34% dos entrevistados acima de 60 anos usam a Internet para fazer consultas online, 75% para serviços bancários digitais, 64% buscam notícias, 61% para falar com familiares e 54% para pesquisar sobre produtos e serviços. Do total, 75% usam a Internet para assistir a vídeos via streaming e 85% para acessar as redes sociais.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Uso das redes sociais na terceira idade
Uma pesquisa global que incluiu brasileiros, publicada no relatório do TGI (Trends Group Inc.) revela que, entre 2015 e 2022, houve um aumento significativo na proporção de adultos com mais de 65 anos usando as redes sociais.
O Facebook foi a principal delas, passando de 11% em 2015 para 67% em 2022. Isso significa que, para cada novo usuário do Facebook com idade de 15 a 24 anos, uma média de 6 novos usuários acima de 65 anos começaram a utilizar a plataforma no mesmo período, o que mudou radicalmente o perfil de idade da plataforma. O segundo meio mais usado pelos idosos para entrar em contato com outras pessoas de forma online é o WhatsApp.
Uma pesquisa brasileira mostrou que o tempo que a população idosa costuma gastar nas redes sociais por dia também é bem significativo, sendo que 68,5% dos entrevistados acessam até 4 horas por dia, e 31,3% entre 4 e 10 horas ou mais, por dia. Em relação ao turno, 66,5% acessam as redes mais no turno da noite, 18,3% preferem utilizar as redes sociais pela manhã, e 15,2% acessam as redes preferencialmente no turno da tarde.
Neste mesmo estudo, verificou-se que os dois principais motivos para que os idosos criem contas em redes sociais são “poder conversar com outras pessoas” e “manter relações familiares e afetivas mais próximas”.
Quais os beneficios da internet e redes sociais para os idosos?
- Praticidade – maior facilidade para solicitar serviços de transporte urbano, realizar transações bancárias e efetuar compras com mais conforto e segurança.
- Sociabilização - as redes sociais são canais essenciais para promover a interação com familiares, amigos e grupos de pessoas afins, gerando a sensação de pertencimento.
- Conhecimento – a internet possibilita que eles se mantenham atualizados em relação ao grupo familiar e amigos, notícias do mundo, bem como oferece acesso a conteúdos educativos estimulando o raciocínio.
- Lazer - as opções de lazer mudaram e tirar um tempo para enviar ou ver fotos, vídeos e mensagens pode ser um bom momento de relaxamento e descontração.
- Aproximação - a possibilidade de ver, ler e escutar um filho, neto ou qualquer outro parente e amigo promove o sentimento de estar perto e para o idoso isso é fundamental para evitar o sentimento de solidão e a depressão.
Cuidados que os idosos devem ter ao usar a internet
Como não possuem conhecimento dos métodos de crimes cibernéticos, os idosos, em alguns casos, acabam se tornando vulneráveis a golpes. Por isso, é importante seguir algumas dicas para navegar na internet com mais segurança:
- Evitar compartilhar dados pessoais e financeiros na web (número da conta corrente, senhas de serviços on-line, etc.);
- Ter cuidado para não clicar em links recebidos de pessoas desconhecidas, pois pode ser vírus ou ação de hackers;
- Preservar a privacidade evitando postar muitas fotos e postagens que indiquem onde reside e locais que frequenta;
- Controlar o tempo que fica online, para evitar o sedentarismo.
Obviamente, é muito bom que a população idosa esteja “conectada, entretanto, é fundamental que também realizem outras atividades, como atividades físicas e domésticas, passeios, participem em grupos de convivência, saiam com amigos, peguem sol, entre outras.
Além disso, sempre é válido lembrar que é desaconselhável o uso de eletrônicos antes de dormir, pois tanto a luz dos equipamentos quanto as conversas na rede, prejudicam o sono.